A elaboração do novo projeto para a requalificação do acesso ao centro cívico de Fermentões e a implementação do passadiço na rua de Santa Eulália são dois projetos prioritários para o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que realizou uma recente visita à freguesia de Fermentões, onde reuniu com o Presidente António Vilela.
A obra do passadiço, que ficará situada entre o cruzamento da rua das Coradeiras e a rua da Devesa, aguarda por uma autorização das Infraestruturas de Portugal, dado que o terreno é de sua propriedade. “Mal recebamos a aprovação da REN e da RAN, o passadiço será para avançar!”, afirmou Domingos Bragança, que garantiu todo o apoio do Município na sua execução.
Outro projeto que tem via verde por parte da Autarquia é a Ecovia do Selho, que atravessará a freguesia de Fermentões. A empreitada está projetada e orçamentada e, nesta altura, decorrem negociações com os proprietários para concederem autorização no sentido da obra ser realizada.
A curto prazo, Domingos Bragança disse ainda que será concluído o alargamento da Rua Adão Carlos Pereira Guimarães, que liga Fermentões a Azurém. Trata-se de uma obra com mais de 200 metros de extensão, que contemplará a criação de passeios para peões, uma baía de estacionamento, além de novas condutas para águas pluviais, de modo a evitar que a água da chuva permaneça à superfície.
Na reunião realizada com António Vilela, ficou ainda acertado o apoio da Câmara Municipal de Guimarães para a construção de um Parque de Lazer, com 900 metros quadrados, na Rua Arquiteto Fernando Távora, que inclui a criação de um Street Basket. Esta nova valência, que será a primeira do concelho a ser homologada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, terá ainda um parque infantil, uma pista de manutenção, máquinas de fitness, mesas de merendas e ainda a possibilidade de acolher um ponto de carregamento para carros elétricos.