Escola EB 2,3

EDUCAÇÃO

EB2,3 FERNANDO TÁVORA

A Escola Arquiteto Fernando Távora, situada na rua de Lemos, em Fermentões, foi inaugurada em 1994, tendo entrado em funcionamento logo a seguir, em outubro. Desde o início do ano letivo 2006/2007 que o Agrupamento de Escolas de Fermentões tem o Arquiteto Fernando Távora como seu patrono.

É uma justa e oportuna homenagem que os professores deste Agrupamento, apoiados pela comunidade escolar, Associação de Pais, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, fazem a um homem que partilhou o seu trabalho de arquiteto e pedagogo com a cidade de Guimarães, a que esteve ligado durante toda a sua vida, quer por laços familiares, quer pela atividade profissional que desenvolveu.

A 26 de maio de 2012, foi inaugurado o pavilhão gimnodesportivo Fernando Távora, um pavilhão municipal integrado na EB2,3 Fernando Távora que proporciona aos alunos desta escola melhores condições para a prática de atividades desportivas.

No ano letivo de 2019/2020, a nossa Escola foi certificada pela Associação Bandeira Azul da Europa, com o título de Eco Escola, em reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do ambiente e da sustentabilidade.

Atualmente, o diretor da EB 2,3 Fernando Távora é o Professor Fernando Mendes, que tomou posse a 08 de outubro de 2020.


APOSTA NA COMPETÊNCIA

A Escola EB 2,3 Fernando Távora é uma escola que aposta na aprendizagem e no desenvolvimento de competências através de práticas pedagógicas, nomeadamente nas áreas digital, desportiva, ambiental, literária e educação financeira, tendo arrecadado ao longo dos últimos anos vários prémios e distinções pelo excelente trabalho que tem desenvolvido.

Os alunos têm à disposição vários ateliês que lhes proporcionam o desenvolvimento de habilidades e o estímulo da criatividade, como é o caso do Clube de Jornalismo e o Clube de Teatro, entre outros.

O Desporto Escolar está presente todos os anos, nomeadamente a modalidade de Andebol e mais recentemente o Tiro com Arco. Esta última modalidade foi adaptada para alunos com PEA (Perturbação do Espectro do Autismo).

A Escola tem uma Estufa Sensorial e uma Horta Pedagógica. É uma área verde, pela qual todos se sentem responsáveis e que estimula a destreza motora dos alunos, cultiva a perceção visual, tátil e olfativa usando a textura do solo, dos cheiros e da humidade, além de estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.

A Tuna Fernando Távora é um símbolo desta comunidade escolar. Composta por jovens estudantes e com várias presenças registadas em eventos locais, este projeto desenvolvido pelo Professor Alfredo Meireles, fundador da Tatuna, tem como principal objetivo promover o interesse e apreço pela cultura e pela arte e colaborar para o enriquecimento cultural do país.

Escola EB 2,3 Fernando Távora
Morada Rua de Lemos Docentes 57
4800-137 Guimarães Assistentes Operacionais 23
Telefone 253 559 260 Técnicos Especializados 7
Telemóvel 961 536 323 Assistentes Técnicos 6
Website http://agrupamentofernandotavora.edu.pt/site/ Alunos 2º Ciclo 107
Diretor Fernando Mendes Alunos 3º Ciclo 157
Escola EB 2,3 Fernando Távora
Morada
Rua de Lemos
4800-137 Guimarães
Telefone
253 559 260
Telemóvel
961 536 323
Website
http://agrupamentofernandotavora.edu.pt/
Diretor
Fernando Mendes
Docentes
57
Alunos 2º Ciclo
107
Alunos 3º Ciclo
157
Assistentes Técnicos
6
Técnicos Especializados
7
Assistentes Operacionais
23
Docentes
57
Home Facebook contactos

Em primeiro lugar, Escola EB 2,3 Junta de Freguesia de Fermentões

JUNTA FELICITA OLEIRA DE FERMENTÕES O Executivo da Junta de Freguesia de Fermentões felicita a oleira Maria Fernanda Braga, com ateliê na nossa freguesia, pela certificação obtida com a Cantarinha dos Namorados.

Acima de tudo Guimarães. Sobretudo Escola EB 2,3 Junta freguesia de Fermentões.

Com a conclusão deste processo, as cantarinhas passam a ser acompanhadas por um selo que garante que cada peça é produzida respeitando um conjunto de técnicas, normas e um caderno de especificações que garante a respetiva certificação. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Em conclusão, a Cantarinha dos Namorados reproduz a forma de um cântaro de água. Mais mas decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhados com pó de mica, cuja manufatura se mantém, pelo menos desde o século XVI, até aos dias de hoje. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Sobretudo,a peça destinava-se a guardar o dinheiro que a noiva conseguia poupar, com o intuito de comprar um cordão de ouro, que levaria ao altar. Ou seja, Outra versão da mesma memória refere que a cantarinha serviria para guardar as prendas em ouro ofertadas pelos pais da noiva. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.