Casa do Povo de Fermentões

Casa do Povo de Fermentões

A Casa do Povo de Fermentões, Instituição Particular de Solidariedade Social, constitui uma retaguarda de apoio à comunidade em geral na vertente educativa e está localizada junto à Estrada Nacional 101, a dois quilómetros do centro da cidade de Guimarães.

A Casa do Povo nasceu a 29 de janeiro de 1977 e marca o início de um novo ciclo na vida associativa da Comunidade de Fermentões. O Secretário de Estado de então, Vítor Vasques, assinou os Estatutos da Casa do Povo de Fermentões, anseio há muito esperado pela sua Comissão Instaladora.

Herdou, então, esta Instituição (da década de 60) do Grupo de Teatro Gil Vicente, do Centro Católico de Cultura e do Centro Cultural e Recreativo de Fermentões, um património Cultural, Recreativo e Desportivo, altamente invejável.

Por publicação no Diário da República nº 248, III Série de 25/10/2001, foi esta Instituição reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com efeitos a partir de 05/11/2001, nos termos e ao abrigo do Decreto-Lei nº 119/83 de 25/02.

Contribuir para o bem estar das famílias, apoiar os agregados na educação dos seus filhos, ocupar o tempo livre dos jovens, evitando potenciais situações de risco, apoiar a Terceira Idade, promover a Inter-Geracionalidade, a prática desportiva e incrementar atividades culturais e recreativas são alguns dos objetivos da Casa do Povo, que dispõe atualmente dos seguintes serviços de Educação:

 

– Creche – bebés dos 4 meses aos 2 anos;

– Pré-escolar – dos 3 aos 5 anos de idade escolar;

– CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) – dos 6 aos 15 anos.

Com cerca de 200 utentes inscritos nestas valências, a Casa do Povo de Fermentões assume um papel relevante de apoio às famílias e como complemento à educação, disponibilizando ferramentas para o desenvolvimento das crianças e das suas competências, com foco na sua inserção na sociedade.

Casa do Povo de Fermentões
MoradaLargo da Casa do PovoCreche
4800-096 Guimarães
Telefone253 559 130Jardim de Infância
E-Mailcomunicacao@somoscpf.pt
Websitewww.somoscpf.ptATL
Presidente
José Marques
Casa do Povo de Fermentões
Morada
Largo da Casa do Povo
4800-096 Guimarães
Telefone
253 559 130
E-Mail
comunicacao@somoscpf.pt
Website
www.somoscpf.pt
Presidente
Alberto Torres
Creche
Jardim de Infância
ATL
Home Facebook contactos

Em primeiro lugar, Casa do Povo de Fermentões Junta de Freguesia de Fermentões

JUNTA FELICITA OLEIRA DE FERMENTÕES O Executivo da Junta de Freguesia de Fermentões felicita a oleira Maria Fernanda Braga, com ateliê na nossa freguesia, pela certificação obtida com a Cantarinha dos Namorados.

Acima de tudo Guimarães. Sobretudo Casa do Povo de Fermentões Junta freguesia de Fermentões.

Com a conclusão deste processo, as cantarinhas passam a ser acompanhadas por um selo que garante que cada peça é produzida respeitando um conjunto de técnicas, normas e um caderno de especificações que garante a respetiva certificação. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Em conclusão, a Cantarinha dos Namorados reproduz a forma de um cântaro de água. Mais mas decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhados com pó de mica, cuja manufatura se mantém, pelo menos desde o século XVI, até aos dias de hoje. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Sobretudo,a peça destinava-se a guardar o dinheiro que a noiva conseguia poupar, com o intuito de comprar um cordão de ouro, que levaria ao altar. Ou seja, Outra versão da mesma memória refere que a cantarinha serviria para guardar as prendas em ouro ofertadas pelos pais da noiva. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.