Paróquia de Santa Eulália

PARÓQUIA DE SANTA EULÁLIA DE FERMENTÕES

A Paróquia de Santa Eulália de Fermentões, do concelho e comarca de Guimarães, distrito e arquidiocese de Braga, dista dois quilómetros da sede do concelho e está situada a cerca de cinco quilómetros da margem esquerda do Ave e da margem direita do seu afluente, o Selho. Foi uma vigararia da apresentação do D. Prior da Colegiada de Guimarães e passou, depois, a Reitoria. As suas origens são anteriores ao século XV e o seu orago é Santa Eulália.

Não obstante as origens mais remotas, aponta-se o ano de 1776 como o da edificação da Igreja, tendo sido ampliada e restaurada em 1976. A 21 de setembro de 1841, destaca-se a infeliz memória de um incêndio que destruiu grande parte do recheio, pelo que já nessa época havia sofrido alterações face à sua matriz original.

Atualmente, a paróquia conta com a existência de diversos grupos pastorais, desde a componente litúrgica até aos movimentos de oração, sócio-caritativos, evangelização e juventude.

Paróquia Santa Eulália de Fermentões
Morada Av. Padre João Fernandes Machado, 484 – Fermentões
4800-177 Guimarães
Telefone 960 052 658
Email paroquiafermentoes@gmail.com
Site https://www.diocese-braga.pt/fermentoes
Páraco Padre Miguel Rodrigues
Home Facebook contactos

Em primeiro lugar, Paróquia de Santa Eulália Junta de Freguesia de Fermentões

JUNTA FELICITA OLEIRA DE FERMENTÕES O Executivo da Junta de Freguesia de Fermentões felicita a oleira Maria Fernanda Braga, com ateliê na nossa freguesia, pela certificação obtida com a Cantarinha dos Namorados.

Acima de tudo Guimarães. Sobretudo Paróquia de Santa Eulália Junta freguesia de Fermentões.

Com a conclusão deste processo, as cantarinhas passam a ser acompanhadas por um selo que garante que cada peça é produzida respeitando um conjunto de técnicas, normas e um caderno de especificações que garante a respetiva certificação. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Em conclusão, a Cantarinha dos Namorados reproduz a forma de um cântaro de água. Mais mas decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhados com pó de mica, cuja manufatura se mantém, pelo menos desde o século XVI, até aos dias de hoje. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Sobretudo,a peça destinava-se a guardar o dinheiro que a noiva conseguia poupar, com o intuito de comprar um cordão de ouro, que levaria ao altar. Ou seja, Outra versão da mesma memória refere que a cantarinha serviria para guardar as prendas em ouro ofertadas pelos pais da noiva. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.