Cemitério

O cemitério paroquial de Fermentões passou a estar aberto todos os dias da semana, de domingo a domingo, das 08 às 20 horas. A abertura e o encerramento de portas é automático, situação para a qual alertamos todos os habitantes de modo a evitar indesejáveis inconvenientes.

Com um total de 582 sepulturas, o cemitério de Fermentões sofreu um alargamento em novembro de 2018, com a inauguração da ampliação do seu espaço e construção de um Ossário, uma obra financiada pela Câmara Municipal de Guimarães em cerca de 69 mil euros.

O recinto cemiterial passou a ter uma zona de 72 ossários e a ampliação contemplou 75 novas sepulturas. A obra foi executada pela Junta de Freguesia de Fermentões, com a construção de sepulturas e de uma estrutura vertical em betão com gavetas para os ossários.

 

Cemitério antigo
Sepulturas: 239
Jazigos: 4

Fase 1
Sepulturas: 138
Jazigos: 1

Fase 2
Sepulturas: 62
Jazigos: 2

Fase 3
Sepulturas: 70
Jazigos: 4

Fase 4
Sepulturas: 73
Jazigo: 1

INFORMAÇÃO GERAL
Total de Sepulturas: 582
Total de Jazigos: 12
Total de Ossários: 72
Ossários Ocupados: 5

[atualizado a 24 de junho 2022]

Home Facebook contactos

Em primeiro lugar, Cemitério Junta de Freguesia de Fermentões

JUNTA FELICITA OLEIRA DE FERMENTÕES O Executivo da Junta de Freguesia de Fermentões felicita a oleira Maria Fernanda Braga, com ateliê na nossa freguesia, pela certificação obtida com a Cantarinha dos Namorados.

Acima de tudo Guimarães. Sobretudo Cemitério Junta freguesia de Fermentões.

Com a conclusão deste processo, as cantarinhas passam a ser acompanhadas por um selo que garante que cada peça é produzida respeitando um conjunto de técnicas, normas e um caderno de especificações que garante a respetiva certificação. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Em conclusão, a Cantarinha dos Namorados reproduz a forma de um cântaro de água. Mais mas decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhados com pó de mica, cuja manufatura se mantém, pelo menos desde o século XVI, até aos dias de hoje. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Sobretudo,a peça destinava-se a guardar o dinheiro que a noiva conseguia poupar, com o intuito de comprar um cordão de ouro, que levaria ao altar. Ou seja, Outra versão da mesma memória refere que a cantarinha serviria para guardar as prendas em ouro ofertadas pelos pais da noiva. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.