UMA TRADIÇÃO CULTURAL
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões foi criado a 23 de junho de 1973. Tem dado a conhecer, de Norte a Sul de Portugal e além fronteiras, os usos, os costumes e as TRADIÇÕES DAS GENTES DE FERMENTÕES.
Fermentões é uma terra de grandes tradições culturais e religiosos, marcada ainda por uma forte componente agrícola. Chulas, Malhões e Viras são as danças típicas da região que este Grupo Folclórico representa: a região do Baixo – Minho.
Os seus trajes, representativos do século XIX, são considerados os mais puros e genuínos da sua região: o Traje de Noivos, de Romaria, Luxo, Ver a Deus, Traje de Campo e Traje de Feira. Em 1976, foi concretizada a integração do grupo na Federação do Folclore Português.
O grupo apresenta-se em festivais nacionais e internacionais e em inúmeras festas e romarias que se realizam de norte a sul do país e ilhas, e também no estrangeiro, nomeadamente, Espanha, França, Bélgica, Brasil, Mónaco.
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões organiza o seu festival de folclore em setembro, integrado na Festa do Agricultor, uma das maiores festas etnográficas do norte do país.