Grupo Folclórico Casa Povo Fermentões

UMA TRADIÇÃO CULTURAL

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões foi criado a 23 de junho de 1973. Tem dado a conhecer, de Norte a Sul de Portugal e além fronteiras, os usos, os costumes e as TRADIÇÕES DAS GENTES DE FERMENTÕES.

Fermentões é uma terra de grandes tradições culturais e religiosos, marcada ainda por uma forte componente agrícola. Chulas, Malhões e Viras são as danças típicas da região que este Grupo Folclórico representa: a região do Baixo – Minho.

Os seus trajes, representativos do século XIX, são considerados os mais puros e genuínos da sua região: o Traje de Noivos, de Romaria, Luxo, Ver a Deus, Traje de Campo e Traje de Feira. Em 1976, foi concretizada a integração do grupo na Federação do Folclore Português.

O grupo apresenta-se em festivais nacionais e internacionais e em inúmeras festas e romarias que se realizam de norte a sul do país e ilhas, e também no estrangeiro, nomeadamente, Espanha, França, Bélgica, Brasil, Mónaco.

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões organiza o seu festival de folclore em setembro, integrado na Festa do Agricultor, uma das maiores festas etnográficas do norte do país.

Home Facebook contactos

Em primeiro lugar, GRUPO FOLCLÓRICO CASA POVO FERMENTÕES Junta de Freguesia de Fermentões

JUNTA FELICITA OLEIRA DE FERMENTÕES O Executivo da Junta de Freguesia de Fermentões felicita a oleira Maria Fernanda Braga, com ateliê na nossa freguesia, pela certificação obtida com a Cantarinha dos Namorados.

Acima de tudo Guimarães. Sobretudo GRUPO FOLCLÓRICO CASA POVO FERMENTÕES Junta freguesia de Fermentões.

Com a conclusão deste processo, as cantarinhas passam a ser acompanhadas por um selo que garante que cada peça é produzida respeitando um conjunto de técnicas, normas e um caderno de especificações que garante a respetiva certificação. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Em conclusão, a Cantarinha dos Namorados reproduz a forma de um cântaro de água. Mais mas decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhados com pó de mica, cuja manufatura se mantém, pelo menos desde o século XVI, até aos dias de hoje. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Sobretudo,a peça destinava-se a guardar o dinheiro que a noiva conseguia poupar, com o intuito de comprar um cordão de ouro, que levaria ao altar. Ou seja, Outra versão da mesma memória refere que a cantarinha serviria para guardar as prendas em ouro ofertadas pelos pais da noiva. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.