Escuteiros Agrupamento 108

CNE

Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 108

O Agrupamento 108 foi fundado em 1951, em Fermentões, por José Machado, que foi nomeado chefe de agrupamento. O patrono fundador deste agrupamento foi S. Paulo, tendo anos mais tarde sido substituído por Santa Eulália, também ela padroeira da freguesia de Fermentões.

Atualmente, o Agrupamento 108 é liderado por Carlos Atilano, apoiado pelo chefe adjunto, José Alberto Pereira e por Ricardo Cunha, que assume a função de secretário. Este movimento escutista está sediado em Fermentões, na Rua do Grisel, no Centro Paroquial de Santa Eulália.

A missão desta coletividade é educar os jovens, para que estes desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Para além das atividades locais, este agrupamento marca frequentemente presença em atividades e acampamentos nacionais e internacionais. Destaque pela sua relevância para a participação nos acampamentos das ilhas da Madeira e Açores, em 2003 e 2009, respetivamente, assim como a presença na comemoração dos 100 anos do escutismo mundial que se celebrou em 2007, em Inglaterra.

 

[Contactos]

Email: geral.108@escutismo.pt

(Chefe de Agrupamento) Chefe Carlos: 924182304

(Secretário de Agrupamento) Chefe Ricardo: 968829941

Página de Facebook: https://www.facebook.com/108fermentoes

Home Facebook contactos

Em primeiro lugar, Escuteiros Agrupamento 108 Junta de Freguesia de Fermentões

JUNTA FELICITA OLEIRA DE FERMENTÕES O Executivo da Junta de Freguesia de Fermentões felicita a oleira Maria Fernanda Braga, com ateliê na nossa freguesia, pela certificação obtida com a Cantarinha dos Namorados.

Acima de tudo Guimarães. Sobretudo Escuteiros Agrupamento 108 Junta freguesia de Fermentões.

Com a conclusão deste processo, as cantarinhas passam a ser acompanhadas por um selo que garante que cada peça é produzida respeitando um conjunto de técnicas, normas e um caderno de especificações que garante a respetiva certificação. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Em conclusão, a Cantarinha dos Namorados reproduz a forma de um cântaro de água. Mais mas decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhados com pó de mica, cuja manufatura se mantém, pelo menos desde o século XVI, até aos dias de hoje. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Sobretudo,a peça destinava-se a guardar o dinheiro que a noiva conseguia poupar, com o intuito de comprar um cordão de ouro, que levaria ao altar. Ou seja, Outra versão da mesma memória refere que a cantarinha serviria para guardar as prendas em ouro ofertadas pelos pais da noiva. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.