Oleira Maria Fernanda Braga

UMA OLEIRA EM FERMENTÕES

Maria Fernanda Braga é oleira há mais de 20 anos e tem o seu ateliê em Fermentões.

Nasceu em Portimão e mudou-se para Guimarães, por amor, quando o seu marido lhe fez o pedido de namoro, em forma de barro e lhe ofereceu uma Cantarinha dos Namorados.

Ingressou em 1997 num Curso de Olaria, integrado num Projeto de Conservação do Património Cultural, tendo-o concluído em 1999. Após a conclusão do Curso de Olaria, instalou o seu ateliê na Casa do Povo de Fermentões, começando assim a grande aventura de ser oleira no século XXI.

Ao longo dos anos, tem partilhado a sua arte com crianças e adultos em inúmeras formações e workshops. Maria Fernanda Braga caracteriza-se pela sua resiliência, pelo seu amor à arte do barro e é atualmente uma das guardiãs da Cantarinha dos Namorados.

Home Facebook contactos

Em primeiro lugar, Oleira Maria Fernanda Braga Junta de Freguesia de Fermentões

JUNTA FELICITA OLEIRA DE FERMENTÕES O Executivo da Junta de Freguesia de Fermentões felicita a oleira Maria Fernanda Braga, com ateliê na nossa freguesia, pela certificação obtida com a Cantarinha dos Namorados.

Acima de tudo Guimarães. Sobretudo Oleira Maria Fernanda Braga Junta freguesia de Fermentões.

Com a conclusão deste processo, as cantarinhas passam a ser acompanhadas por um selo que garante que cada peça é produzida respeitando um conjunto de técnicas, normas e um caderno de especificações que garante a respetiva certificação. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Em conclusão, a Cantarinha dos Namorados reproduz a forma de um cântaro de água. Mais mas decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhados com pó de mica, cuja manufatura se mantém, pelo menos desde o século XVI, até aos dias de hoje. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.

Sobretudo,a peça destinava-se a guardar o dinheiro que a noiva conseguia poupar, com o intuito de comprar um cordão de ouro, que levaria ao altar. Ou seja, Outra versão da mesma memória refere que a cantarinha serviria para guardar as prendas em ouro ofertadas pelos pais da noiva. Primordialmente Contactos Junta freguesia de Fermentões.