
A Junta de Freguesia de Fermentões está a celebrar protocolos para a cedência gratuita ao domínio público de parcelas de terreno, tendo em vista a construção de uma ecovia e respetivos equipamentos na margem do rio Selho, em Fermentões.
Os acordos estão a ser oficializados entre os proprietários, o Executivo da Junta e a Câmara Municipal de Guimarães, no sentido de serem ocupadas parcelas de terreno, devidamente delimitadas e com rede de vedação em toda a extensão do terreno cedido.
Nos protocolos que estão a ser celebrados com a Junta de Fermentões, os donos dos terrenos autorizam que sejam executadas todas e quaisquer diligências, com vista à apresentação de possíveis candidaturas sobre as parcelas de terreno que estão a ser cedidas.
Preservar a integração paisagística de toda a extensão da galeria ripícola é um dos objetivos pré-definidos para as Ecovias, permitindo recuperar, de forma consciente, os percursos já existentes e sensibilizar a população para a importância da preservação e promoção da biodiversidade de Guimarães.
O projeto da implementação de ecovias, com a criação de pontos de interesse ao longo do percurso nas zonas ribeirinhas, atravessa o concelho e passa por 27 freguesias, num total de 61 quilómetros. As ligações serão feitas através da Ecovia do Ave (29 kms), Ecovia do Selho (22 kms) e Ecovia do Vizela (10 kms).
Esta é mais uma etapa no caminho a seguir por Guimarães no desígnio da Sustentabilidade Ambiental e Neutralidade Climática, através da valorização dos rios e das suas zonas ribeirinhas, promovendo a coesão territorial, com políticas de cidadania e de economia circular, bem como a utilização dos modos suaves de transporte.